Trabalhos de Conclusão de Curso
Os Trabalhos de Conclusão de Curso estão divididos em 4 eixos temáticos:
1 -EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS
2 -EDUCAÇÃO DO CAMPO JOVENS E ADULTOS
3- EDUCAÇÃO DO CAMPO E INFÂNCIA
4-EDUCAÇÃO DO CAMPO E ESCOLAS
1 -EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS
COORDENADOR NELITO NASCIMENTO
NOME |
TÍTULO |
ORIENTADOR |
Keila |
Reconstrução histórica da luta pela terra no assentamento rural Araras III seu processo Educacional |
Nelito |
Sinara |
Processo Educativo de Luta Pela Terra do Assentamento “12 de outubro” Horto Vergel, Mogi Mirim - São Paulo |
Cristina Bezerra |
Eliani |
A participação das mulheres na luta pela terra na regional de Iaras |
Aida Victoria |
Silvia
|
Escola Popular Rosa Luxemburg: propostas de um espaço educativo |
Cristina Bezerra |
Rosinha |
O jovens e as Perspectivas de permanência nos assentamentos nos municipios de Itapeva e Itaberá
|
Amarilio |
José Leite |
Discursos sobre o homem do campo alguns olhares vindos do cinema |
Miotelo |
Ana Carolina |
A trajetória dos caminhantes da luta pela terra: resgate e registro da história da Comunidade Agrária 21 de Dezembro – Descalvado/SP |
Cristina Bezerra |
Ana Flavia |
Do prender o homem no campo ã emancipação do homem do campo: funções sociais da escola nas terras de uma usina e assentamento Bela Vista do Chibarro em Araraquara/SP
|
Cristina Bezerra
|
Mirian |
Os processos históricos na luta pela terra no assentamento “Horto de Ibitiúva” |
Cristina Bezerra
|
Maria Alves |
A luta do Comuna da Terra Irmã Alberta por terra e educação |
Bezerra |
Amanda |
A contribuição dos educadores e educadoras do curso de pedagogia da terra no processo de desenvolvimento dos assentamentos no estado de São Paulo |
Rose |
EIXO: EDUCAÇÃO DO CAMPO JOVENS E ADULTOS
COORDENADORA DÉBORA AMARAL
NOME |
TÍTULO |
ORIENTADOR |
Albertina |
A necessidade de educação de jovens e adultos no acampamento José Hamilton |
Kátia
|
Edvaldo |
As experiências de EJA no MST da grande São Paulo: Uma analise das praticas formais e não formais |
Cris Fernandes |
Cristiano |
Educação não formal – praticas da vida, inteligência e cultura no assentamento Santa Helena |
Sandra |
|
|
|
Marielen |
Musica como processo educativo na formação dos jovens assentados (PJR) |
Eduardo |
Graciela |
A Permanência dos Jovens no Assentamento de Córrego Rico |
Bezerra |
Rita |
História de Vida: Marco, Sonhos e Utopias |
Roseli |
Ireni |
A inserção e evasão dos jovens da Fazenda Monte Alegre em Motuca-SP, no ensino superior: PRONERA |
Rose |
Stefani |
Educação de Jovens e Adultos no Assentamento Reage Brasil |
Roseli |
EIXO: EDUCAÇÃO DO CAMPO E INFÂNCIA
COORDENADORA CRISTINA BEZERRA
NOME |
TÍTULO |
ORIENTADOR |
Kátia
|
Limites e potencialidades educacionais, de uma criança com hidrocefalia no assentamento de Córrego Rico/SP |
Kátia Caiado |
Graciele |
Infância: Brinquedo e Trabalho
|
Cristina Bezerra |
Viviane |
Artes visuais e processos educativos juntos aos assentados do Horto Guatani |
Luiz Gonçalves Jr |
Jeniffer |
Condições de escolarização dos jovens e adolescentes e as sucessivas interrupções no Assentamento Formiga – Colômbia – SP |
Cristina Bezerra |
Alessandra |
Relações Étnicos- Raciais: Potencialidades e Fortalecimento das Histórias Infantis Dentro da EMEF do Campo Professor Hermínio Pagôtto |
Petronilha |
Silvana |
Pensando a educação infantil centrada no ensino para o campo: primeiras aproximações e questionamentos
|
Alessandra Arce |
Sara |
Infância Sem Terra: A ciranda Infantil na Comuna da Terra Irma Alberta |
Maria Silvia |
Daiane |
A experiência da ciranda infantil Saci Pererê: limites e possibilidades de um trabalho pedagógico vinculado ao projeto de formação da ENFF. |
Maria Silvia |
Everton |
Educação Infantil no campo: uma possibilidade para a educação da criança assentada e acampada |
Anete |
Adjane |
Os caminhos percorridos para a construção da escola no campo: a experiência do assentamento Sepé Tiarajú |
Rose |
EIXO EDUCAÇÃO DO CAMPO E ESCOLAS
COORDENADORA ELIANEIDE LIMA
NOME |
TÍTULO |
ORIENTADOR |
Daniele |
O Cotidiano da Escola do Campo Terezinha de Moura Rodrigues Gomes |
Nelito |
Silvani |
Avaliação do redimento escolar a partir do Projeto Educação do campo no assentamento Bela Vista do Chibarro – Araraquara/SP |
Bezerra |
Cristiane |
Educação Especial na escola do Campo
|
Juliane Campos |
Claudia |
A relação escola e assentamento: um estudo a partir da escola Cida Segura no assentamento Sumaré II |
Kátia
|
Stefania |
Educação Especial na Fazenda Pirituba |
Kátia
|
Vânia |
As representações sociais de adolescentes do assentamento Horto Guarany em relação à escola urbana |
Toni |
Noemi |
A proposta de educação no Assentamento Monte Alegre |
Cristina Bezerra |
Sirelidina |
Educação Anarquista, Educação de Tempo Integral, Educação do Campo, um olhar a partir da escola Professor Stélio Machado Loureiro |
Cristina Bezerra |
Ana Claudia |
Condições de acesso das crianças do MST á escola no município de Agudos – SP |
Nelito |
Fabiana |
História da escola do campo Hermínio Pagotto situada no assentamento Bela Vista do Chibarro |
Cristina Bezerra |
Giseli |
Escola rural, povoado de Laranjeiras/SP
|
Cristina Bezerra |
Lucileila |
A luta e resistência da Escola na Regional de Itapeva: uma analise da escola no Assentamento da Agrovila II |
Bezerra |
1 -EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS
2 -EDUCAÇÃO DO CAMPO JOVENS E ADULTOS
3- EDUCAÇÃO DO CAMPO E INFÂNCIA
4-EDUCAÇÃO DO CAMPO E ESCOLAS
1 -EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS
COORDENADOR NELITO NASCIMENTO
1 -EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS
COORDENADOR NELITO NASCIMENTO
NOME |
TÍTULO |
ORIENTADOR |
Keila |
Reconstrução histórica da luta pela terra no assentamento rural Araras III seu processo Educacional |
Nelito |
Sinara |
Processo Educativo de Luta Pela Terra do Assentamento “12 de outubro” Horto Vergel, Mogi Mirim - São Paulo |
Cristina Bezerra |
Eliani |
A participação das mulheres na luta pela terra na regional de Iaras |
Aida Victoria |
Silvia
|
Escola Popular Rosa Luxemburg: propostas de um espaço educativo |
Cristina Bezerra |
Rosinha |
O jovens e as Perspectivas de permanência nos assentamentos nos municipios de Itapeva e Itaberá
|
Amarilio |
José Leite |
Discursos sobre o homem do campo alguns olhares vindos do cinema |
Miotelo |
Ana Carolina |
A trajetória dos caminhantes da luta pela terra: resgate e registro da história da Comunidade Agrária 21 de Dezembro – Descalvado/SP |
Cristina Bezerra |
Ana Flavia |
Do prender o homem no campo ã emancipação do homem do campo: funções sociais da escola nas terras de uma usina e assentamento Bela Vista do Chibarro em Araraquara/SP
|
Cristina Bezerra
|
Mirian |
Os processos históricos na luta pela terra no assentamento “Horto de Ibitiúva” |
Cristina Bezerra
|
Maria Alves |
A luta do Comuna da Terra Irmã Alberta por terra e educação |
Bezerra |
Amanda |
A contribuição dos educadores e educadoras do curso de pedagogia da terra no processo de desenvolvimento dos assentamentos no estado de São Paulo |
Rose |
EIXO: EDUCAÇÃO DO CAMPO JOVENS E ADULTOS
COORDENADORA DÉBORA AMARAL
NOME |
TÍTULO |
ORIENTADOR |
Albertina |
A necessidade de educação de jovens e adultos no acampamento José Hamilton |
Kátia
|
Edvaldo |
As experiências de EJA no MST da grande São Paulo: Uma analise das praticas formais e não formais |
Cris Fernandes |
Cristiano |
Educação não formal – praticas da vida, inteligência e cultura no assentamento Santa Helena |
Sandra |
|
|
|
Marielen |
Musica como processo educativo na formação dos jovens assentados (PJR) |
Eduardo |
Graciela |
A Permanência dos Jovens no Assentamento de Córrego Rico |
Bezerra |
Rita |
História de Vida: Marco, Sonhos e Utopias |
Roseli |
Ireni |
A inserção e evasão dos jovens da Fazenda Monte Alegre em Motuca-SP, no ensino superior: PRONERA |
Rose |
Stefani |
Educação de Jovens e Adultos no Assentamento Reage Brasil |
Roseli |
EIXO: EDUCAÇÃO DO CAMPO E INFÂNCIA
COORDENADORA CRISTINA BEZERRA
NOME |
TÍTULO |
ORIENTADOR |
Kátia
|
Limites e potencialidades educacionais, de uma criança com hidrocefalia no assentamento de Córrego Rico/SP |
Kátia Caiado |
Graciele |
Infância: Brinquedo e Trabalho
|
Cristina Bezerra |
Viviane |
Artes visuais e processos educativos juntos aos assentados do Horto Guatani |
Luiz Gonçalves Jr |
Jeniffer |
Condições de escolarização dos jovens e adolescentes e as sucessivas interrupções no Assentamento Formiga – Colômbia – SP |
Cristina Bezerra |
Alessandra |
Relações Étnicos- Raciais: Potencialidades e Fortalecimento das Histórias Infantis Dentro da EMEF do Campo Professor Hermínio Pagôtto |
Petronilha |
Silvana |
Pensando a educação infantil centrada no ensino para o campo: primeiras aproximações e questionamentos
|
Alessandra Arce |
Sara |
Infância Sem Terra: A ciranda Infantil na Comuna da Terra Irma Alberta |
Maria Silvia |
Daiane |
A experiência da ciranda infantil Saci Pererê: limites e possibilidades de um trabalho pedagógico vinculado ao projeto de formação da ENFF. |
Maria Silvia |
Everton |
Educação Infantil no campo: uma possibilidade para a educação da criança assentada e acampada |
Anete |
Adjane |
Os caminhos percorridos para a construção da escola no campo: a experiência do assentamento Sepé Tiarajú |
Rose |
EIXO EDUCAÇÃO DO CAMPO E ESCOLAS
COORDENADORA ELIANEIDE LIMA
NOME |
TÍTULO |
ORIENTADOR |
Daniele |
O Cotidiano da Escola do Campo Terezinha de Moura Rodrigues Gomes |
Nelito |
Silvani |
Avaliação do redimento escolar a partir do Projeto Educação do campo no assentamento Bela Vista do Chibarro – Araraquara/SP |
Bezerra |
Cristiane |
Educação Especial na escola do Campo
|
Juliane Campos |
Claudia |
A relação escola e assentamento: um estudo a partir da escola Cida Segura no assentamento Sumaré II |
Kátia
|
Stefania |
Educação Especial na Fazenda Pirituba |
Kátia
|
Vânia |
As representações sociais de adolescentes do assentamento Horto Guarany em relação à escola urbana |
Toni |
Noemi |
A proposta de educação no Assentamento Monte Alegre |
Cristina Bezerra |
Sirelidina |
Educação Anarquista, Educação de Tempo Integral, Educação do Campo, um olhar a partir da escola Professor Stélio Machado Loureiro |
Cristina Bezerra |
Ana Claudia |
Condições de acesso das crianças do MST á escola no município de Agudos – SP |
Nelito |
Fabiana |
História da escola do campo Hermínio Pagotto situada no assentamento Bela Vista do Chibarro |
Cristina Bezerra |
Giseli |
Escola rural, povoado de Laranjeiras/SP
|
Cristina Bezerra |
Lucileila |
A luta e resistência da Escola na Regional de Itapeva: uma analise da escola no Assentamento da Agrovila II |
Bezerra |