Você está aqui: Página Inicial Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos de Conclusão de Curso

 Os Trabalhos de Conclusão de Curso estão divididos em 4 eixos temáticos:

1 -EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS

2 -EDUCAÇÃO DO CAMPO JOVENS E ADULTOS

3- EDUCAÇÃO DO CAMPO E INFÂNCIA

4-EDUCAÇÃO DO CAMPO E ESCOLAS

                                                                                    

 

          

1 -EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS

COORDENADOR NELITO NASCIMENTO

                                                                                                                           

NOME

TÍTULO

ORIENTADOR

Keila

Reconstrução histórica da luta pela terra no assentamento rural Araras III seu processo Educacional

Nelito

Sinara

Processo Educativo de Luta Pela Terra do Assentamento “12 de outubro” Horto Vergel, Mogi Mirim - São Paulo

Cristina Bezerra

Eliani

A participação das mulheres na luta pela terra na regional de Iaras

Aida Victoria

Silvia

 

Escola Popular Rosa Luxemburg: propostas de um espaço educativo

Cristina Bezerra

Rosinha

O jovens e as Perspectivas de permanência nos assentamentos nos municipios de Itapeva e Itaberá

 

Amarilio

José Leite

Discursos sobre o homem do campo alguns olhares vindos do cinema

Miotelo

Ana Carolina

A  trajetória dos caminhantes da luta pela terra: resgate e registro da história da Comunidade Agrária 21 de Dezembro – Descalvado/SP

Cristina Bezerra

Ana Flavia

Do prender o homem no campo ã emancipação do homem do campo: funções sociais da escola nas terras de uma usina e assentamento Bela Vista do Chibarro em Araraquara/SP

 

Cristina Bezerra

 

 

Mirian

Os processos históricos na luta pela terra no assentamento “Horto de Ibitiúva”

 Cristina Bezerra

 

 

 Maria Alves

A luta do Comuna da Terra Irmã Alberta por terra e educação

Bezerra

Amanda

A contribuição dos educadores e educadoras do curso de pedagogia da terra no processo de desenvolvimento dos assentamentos no estado de São Paulo

Rose

 

EIXO: EDUCAÇÃO DO CAMPO JOVENS E ADULTOS

COORDENADORA DÉBORA AMARAL

 

                                                                                                                                                                                                                                                       

NOME

TÍTULO

ORIENTADOR

Albertina

A necessidade de educação de jovens e adultos no acampamento José Hamilton

Kátia

 

Edvaldo

As experiências de EJA no MST da grande São Paulo: Uma analise das praticas formais e não formais

Cris Fernandes

Cristiano

Educação não formal – praticas da vida, inteligência e cultura no assentamento Santa Helena

Sandra

 

 

 

Marielen

Musica como processo educativo na formação dos jovens assentados (PJR) 

Eduardo

Graciela

A Permanência dos Jovens no Assentamento de Córrego Rico

Bezerra

Rita

História de Vida: Marco, Sonhos e Utopias

Roseli

Ireni

A inserção e evasão dos jovens da Fazenda Monte Alegre em Motuca-SP, no ensino superior: PRONERA

Rose

Stefani

Educação de Jovens e Adultos no Assentamento Reage Brasil

Roseli

 

EIXO: EDUCAÇÃO DO CAMPO E INFÂNCIA

COORDENADORA CRISTINA BEZERRA

 

 

NOME

TÍTULO

ORIENTADOR

 Kátia

 

Limites e potencialidades educacionais, de uma criança com hidrocefalia no assentamento de Córrego Rico/SP

Kátia  Caiado

Graciele

Infância: Brinquedo e Trabalho

 

 Cristina Bezerra

Viviane

Artes visuais e processos educativos juntos aos assentados do Horto Guatani

Luiz Gonçalves Jr

 Jeniffer

Condições de escolarização dos jovens e adolescentes e as sucessivas interrupções no Assentamento Formiga – Colômbia – SP

Cristina Bezerra

Alessandra

Relações Étnicos- Raciais: Potencialidades e Fortalecimento das Histórias Infantis Dentro da EMEF do Campo Professor Hermínio Pagôtto

Petronilha

 Silvana

Pensando a educação infantil centrada no ensino para o campo: primeiras aproximações e questionamentos

 

Alessandra Arce

Sara

Infância Sem Terra: A ciranda Infantil na Comuna da Terra Irma Alberta

 Maria Silvia

Daiane

A experiência da ciranda infantil Saci Pererê: limites e possibilidades de um trabalho pedagógico vinculado ao projeto de formação da ENFF.

Maria Silvia

Everton

Educação Infantil no campo: uma possibilidade para a educação da criança assentada e acampada

Anete

Adjane

Os caminhos percorridos para a construção da escola no campo: a experiência do assentamento Sepé Tiarajú

Rose

                                                                             

EIXO EDUCAÇÃO DO CAMPO E ESCOLAS

                                                      COORDENADORA ELIANEIDE LIMA

                                                                                                                                                                             

 

NOME

TÍTULO

ORIENTADOR

Daniele

O Cotidiano da Escola do Campo Terezinha de Moura Rodrigues Gomes

Nelito

Silvani

Avaliação do redimento escolar a partir do Projeto Educação do campo no assentamento Bela Vista do Chibarro – Araraquara/SP

Bezerra

Cristiane

Educação Especial na escola do Campo

 

Juliane Campos

Claudia

A relação escola e assentamento: um estudo a partir da escola Cida Segura no assentamento Sumaré II

Kátia

 

Stefania

Educação Especial na Fazenda Pirituba

Kátia

 

 Vânia

As representações sociais de adolescentes do assentamento Horto Guarany em relação à escola urbana

Toni

 Noemi

A proposta de educação no Assentamento Monte Alegre

Cristina Bezerra

Sirelidina

Educação Anarquista, Educação de Tempo Integral, Educação do Campo, um olhar a partir da escola Professor Stélio Machado Loureiro

Cristina Bezerra

 Ana Claudia

Condições de acesso das crianças do MST á escola no município de Agudos – SP

Nelito

 Fabiana

 História da escola do campo Hermínio Pagotto situada no assentamento Bela Vista do Chibarro

Cristina Bezerra

 Giseli

Escola rural, povoado de Laranjeiras/SP

 

Cristina Bezerra

 Lucileila

A luta e resistência da Escola na Regional de Itapeva: uma analise da escola no Assentamento da Agrovila II

Bezerra

                                                                                     

                                                                                                                                     

 

1 -EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS

2 -EDUCAÇÃO DO CAMPO JOVENS E ADULTOS

3- EDUCAÇÃO DO CAMPO E INFÂNCIA

4-EDUCAÇÃO DO CAMPO E ESCOLAS

                                                                                    

 

          

1 -EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS

COORDENADOR NELITO NASCIMENTO

                                                                                                                           

1 -EDUCAÇÃO DO CAMPO E MOVIMENTOS SOCIAIS

COORDENADOR NELITO NASCIMENTO

                                                                                                                           

NOME

TÍTULO

ORIENTADOR

Keila

Reconstrução histórica da luta pela terra no assentamento rural Araras III seu processo Educacional

Nelito

Sinara

Processo Educativo de Luta Pela Terra do Assentamento “12 de outubro” Horto Vergel, Mogi Mirim - São Paulo

Cristina Bezerra

Eliani

A participação das mulheres na luta pela terra na regional de Iaras

Aida Victoria

Silvia

 

Escola Popular Rosa Luxemburg: propostas de um espaço educativo

Cristina Bezerra

Rosinha

O jovens e as Perspectivas de permanência nos assentamentos nos municipios de Itapeva e Itaberá

 

Amarilio

José Leite

Discursos sobre o homem do campo alguns olhares vindos do cinema

Miotelo

Ana Carolina

A  trajetória dos caminhantes da luta pela terra: resgate e registro da história da Comunidade Agrária 21 de Dezembro – Descalvado/SP

Cristina Bezerra

Ana Flavia

Do prender o homem no campo ã emancipação do homem do campo: funções sociais da escola nas terras de uma usina e assentamento Bela Vista do Chibarro em Araraquara/SP

 

Cristina Bezerra

 

 

Mirian

Os processos históricos na luta pela terra no assentamento “Horto de Ibitiúva”

 Cristina Bezerra

 

 

 Maria Alves

A luta do Comuna da Terra Irmã Alberta por terra e educação

Bezerra

Amanda

A contribuição dos educadores e educadoras do curso de pedagogia da terra no processo de desenvolvimento dos assentamentos no estado de São Paulo

Rose

 

EIXO: EDUCAÇÃO DO CAMPO JOVENS E ADULTOS

COORDENADORA DÉBORA AMARAL

 

                                                                                                                                                                                                                                                       

NOME

TÍTULO

ORIENTADOR

Albertina

A necessidade de educação de jovens e adultos no acampamento José Hamilton

Kátia

 

Edvaldo

As experiências de EJA no MST da grande São Paulo: Uma analise das praticas formais e não formais

Cris Fernandes

Cristiano

Educação não formal – praticas da vida, inteligência e cultura no assentamento Santa Helena

Sandra

 

 

 

Marielen

Musica como processo educativo na formação dos jovens assentados (PJR) 

Eduardo

Graciela

A Permanência dos Jovens no Assentamento de Córrego Rico

Bezerra

Rita

História de Vida: Marco, Sonhos e Utopias

Roseli

Ireni

A inserção e evasão dos jovens da Fazenda Monte Alegre em Motuca-SP, no ensino superior: PRONERA

Rose

Stefani

Educação de Jovens e Adultos no Assentamento Reage Brasil

Roseli

 

EIXO: EDUCAÇÃO DO CAMPO E INFÂNCIA

COORDENADORA CRISTINA BEZERRA

 

 

NOME

TÍTULO

ORIENTADOR

 Kátia

 

Limites e potencialidades educacionais, de uma criança com hidrocefalia no assentamento de Córrego Rico/SP

Kátia  Caiado

Graciele

Infância: Brinquedo e Trabalho

 

 Cristina Bezerra

Viviane

Artes visuais e processos educativos juntos aos assentados do Horto Guatani

Luiz Gonçalves Jr

 Jeniffer

Condições de escolarização dos jovens e adolescentes e as sucessivas interrupções no Assentamento Formiga – Colômbia – SP

Cristina Bezerra

Alessandra

Relações Étnicos- Raciais: Potencialidades e Fortalecimento das Histórias Infantis Dentro da EMEF do Campo Professor Hermínio Pagôtto

Petronilha

 Silvana

Pensando a educação infantil centrada no ensino para o campo: primeiras aproximações e questionamentos

 

Alessandra Arce

Sara

Infância Sem Terra: A ciranda Infantil na Comuna da Terra Irma Alberta

 Maria Silvia

Daiane

A experiência da ciranda infantil Saci Pererê: limites e possibilidades de um trabalho pedagógico vinculado ao projeto de formação da ENFF.

Maria Silvia

Everton

Educação Infantil no campo: uma possibilidade para a educação da criança assentada e acampada

Anete

Adjane

Os caminhos percorridos para a construção da escola no campo: a experiência do assentamento Sepé Tiarajú

Rose

                                                                             

EIXO EDUCAÇÃO DO CAMPO E ESCOLAS

                                                      COORDENADORA ELIANEIDE LIMA

                                                                                                                                                                             

 

NOME

TÍTULO

ORIENTADOR

Daniele

O Cotidiano da Escola do Campo Terezinha de Moura Rodrigues Gomes

Nelito

Silvani

Avaliação do redimento escolar a partir do Projeto Educação do campo no assentamento Bela Vista do Chibarro – Araraquara/SP

Bezerra

Cristiane

Educação Especial na escola do Campo

 

Juliane Campos

Claudia

A relação escola e assentamento: um estudo a partir da escola Cida Segura no assentamento Sumaré II

Kátia

 

Stefania

Educação Especial na Fazenda Pirituba

Kátia

 

 Vânia

As representações sociais de adolescentes do assentamento Horto Guarany em relação à escola urbana

Toni

 Noemi

A proposta de educação no Assentamento Monte Alegre

Cristina Bezerra

Sirelidina

Educação Anarquista, Educação de Tempo Integral, Educação do Campo, um olhar a partir da escola Professor Stélio Machado Loureiro

Cristina Bezerra

 Ana Claudia

Condições de acesso das crianças do MST á escola no município de Agudos – SP

Nelito

 Fabiana

 História da escola do campo Hermínio Pagotto situada no assentamento Bela Vista do Chibarro

Cristina Bezerra

 Giseli

Escola rural, povoado de Laranjeiras/SP

 

Cristina Bezerra

 Lucileila

A luta e resistência da Escola na Regional de Itapeva: uma analise da escola no Assentamento da Agrovila II

Bezerra

                                                                                     

                                                                                                                                     

 

Ações do documento
« Novembro 2020 »
Novembro
SeTeQuQuSeSaDo
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30
 
Site Desenvolvido por: José Leite Neto